{ Resenha } A lista negra, de Jennifer Brow


Autor(a): Jennifer brow

Ano de lançamento: 2012

Número de páginas: 256

Gênero: Romance

Classificação: 4/5



Sinopse: A lista foi ideia minha, não queria que ninguém morresse, não queria ser uma heroína... Será que um dia você vai me perdoar? 

♦♦♦

Esse não é um romance bonitinho, com uma bela história de amor, com um belo piquenique em uma manha de sol, onde o amor fortalece os personagens para cada barreira que surge durante suas vidas... Essa é uma história, de certa forma, triste, pois conta a história de Valeri. Uma adolescente meio gótica, meio pank, calada, um pouco afastada das pessoas, e por causa desse seu jeito ela acaba sofrente muito bulling na escola em que estuda. Para vocês terem noção, um dos apelidos de Valeri é "irmã da morte" (e é obvio que ela odeia esse apelido). Mas um dia surge um garoto, chamado Nick, com seu mesmo estilo, com sua mesma personalidade, o que faz com que os dois se aproximem. Com o tempo a amizade se transforma em namoro, e a partir desse momento, não só Valeri sofre o bulling, mas Nick também. 
Para tentar extravasar a raiva que sentia, como uma forma de desabafo, Valeri decide criar uma lista onde ela coloca o nome de todas as pessoas que ela mais odeia na escola e tudo o que queria que acontecesse com elas. (E são coisas bem Heavy metal). 
Conforme os dias vão passando o bulling que os dois sofrem vai aumentando. E a galera pega pesado. O bulling chega ao ponto da agressão física. (E o que me revolta é que os dois são completamente passivos, não fazem nada para acabar com aquilo). Até que um dia Nick decide dar um fim em toda aquela história. 
Ele leva um arma para a escola e, na hora do almoço, quando todos estavam no refeitório, o garoto vai ao encontro de todos que estão com os nomes na lista que Valeri tinha criado e abre fogo contra todas elas. Valeri fica completamento atordoada, desesperada, e tenta impedi-lo, mas acaba levando um tiro. Quando Nick vê sua namorada caída no chão, desmaiada, fica completamente perturbado pensando que a tinha matado, e então comete suicídio. 
Após o acontecimento á toda uma investigação para saber se Valeri era ou não cúmplice de Nick naquele atentado, pois os policiais encontraram na casa dela, a famosa lista negra. Quando todo o alvoroço passa, Valeri é inocentada e obrigada a voltar a conviver com as pessoas que ela tanto odeia, e o pior, sem o garoto que ela tanto amava. 
A história desse livro é muito forte. Ela trata de um assunto muito comum nas escolas, mas que poucas pessoas falam a respeito. Talvez seja vergonha, da parte das crianças, talvez seja culpa dos adultos que preferem "fechar os olhos" para o que possa estar acontecendo ao seu redor... Seja o que for, vale muito a pena ler uma história que trata de um assunto tão sério e de uma forma tão realística.


Nenhum comentário:

Postar um comentário